segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comparação Mac Os com outros S.O.

Comparando o S.O. do Mac Os com o do Linux e Windows, obtemos:

- funcionamento em computadores:
MAC OS: arquitetura x86 e é feito especialmente para equipamentos da empresa Apple Inc.;
LINUX: pode usar todas as arquiteturas existentes, como x86 (igual ao MAC OS), ARM, PPC, SPARC, MIPS, etc... E é feito para qualquer computador; ou seja, seu sistema é aberto, qualquer um acessa sua sintaxe e pode modificá-la para melhorá-la.
WINDOWS: sua arquitetura é igual ao do MAC, a arquitetura x86; mas seu funcionamento é igual ao do Linux, é feito para qualquer computador; mas a diferença entre ele e o Linux é que para alterá-lo tem que conhecer o modo em que ele foi gerado.

- desenvolvedor dos sistemas:
MAC OS: empresa Apple Inc.;
LINUX: Fundação Linux, empresas como IBM, Intel, Red Hat, Novell, Google, Oracle Cisco, SGI, MIPS, HP e muitas outras bem como programadores independentes do mundo.
WINDOWS: Microsoft.

- sistema de arquivos:
MAC OS: HFS; não fragmenta de forma significativa, é poderoso e rápido.
LINUX: Possui vários sistemas de arquivos, como Ext3, Ext4, ReiserFS, Brtfs da Oracle, XFS da SGI e muitos outros. Todos não fragmentam de forma significativa, são poderosos e rápidos.
WINDOWS: NFTS, fragmenta muito. É lento, e com o passar do tempo fica mais lento ainda.

- segurança:
MAC OS: É como um sistema UNIX, tem todos seus benefícios. É muito seguro e não tem “pragas” significativas.
LINUX: Diretrizes de segurança são referencias. É muito seguro e não tem “pragas” significativas.
WINDOWS: É o sistema que mais produz “pragas”. Suas ultimas versões corrigiram deficiências estruturais de segurança.

O MAC OS usa também o mesmo sistema de impressão que o Linux, o CUPS; o mesmo interpretador de comandos, o BASH; os mesmos servidores de arquivos, o SAMBA e NFS.
Para um entendimento facilitado, quando comparamos os sistemas com carros, obtemos que:
Windows é um carro popular, como um fusca; é muito caro e oferece muito pouco. Além disso, o dono do carro só pode levá-lo a uma assistência da Microsoft, ficando dependente do fabricante.
Linux é um carro que pode ser personalizado pelo dono, que possui assistência em qualquer lugar, e é montado conforme a vontade do cliente.
 E por fim, o MAC OS é um carro importado, que quando com defeito, deve ser levado à assistência da Apple, seu fabricante, pois só ela sabe consertar. O dono do veículo fica dependente de tudo o que precisar no carro que adquiriu.




3 comentários:

  1. Esse trecho deve ser corrigido pois está completamente cheio de inverdades.

    "WINDOWS: sua arquitetura é igual ao do MAC, a arquitetura x86; mas seu funcionamento é igual ao do Linux, é feito para qualquer computador; mas a diferença entre ele e o Linux é que para alterá-lo tem que conhecer o modo em que ele foi gerado."

    ResponderExcluir
  2. Vc é pago para pagar pau pra Apple?

    ResponderExcluir